Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Produção de Texto - 2º Ano - Energia Mecânica

Produza um pequeno texto diferenciando conceitualmente os dois tipos de energia mecânica estudados: Energia Cinética e Energia Potencial. Exemplifique essas modalidades de energia com situações do cotidiano.

Orientações gerais:
- O texto de cada aluno deve ser postado como comentário neste tópico.
- Coloque o seu nome completo, nº e série antes do texto postado.
- Não utilize este tópico para outros assuntos.
- Dê um título ao seu texto
- Os textos deverão ser postados até 04/10 
- Em caso de dúvidas encaminhe um e-mail para: tpostal@cocvilayara.com.br
- Os textos serão avaliados pela contextualização, coerência do tema proposto, apresentação dos conceitos científicos, concordância verbal e nonimal  e ortografia.
- A nota será atribuída de acordo com o combinado em sala de aula. Mas não façam esta atividade apenas pela nota, mas sim para o desenvolvimento intelectual de cada um.
- O melhor texto também será premiado com um experimento relacionado aos conteúdos abordados.

Abraços,


Thiago Postal

105 comentários:

  1. nome: Gustavo Cecconi Portes N°17 2°C
    Energias
    Energia Cinética é a energia do movimento, ou seja, todo copo em movimeto possui energia ciética, então essa energia é diretamente proporcional a massa do objeto, e ao quadrado da velocidade do mesmo. A energia potecial é a energia que se encontra em um corpo, que podeser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho. A energia potencial é diretamente proporcional a mssa, a acelareção da gravidade e a altura que o corpo se encontra.
    exemplos:
    Energia Cinética - um corpo, da massa M, está percorrendo um determinado trajeto, a uma velociadade V, o movimento desse corpo se deve a energia que ele possui para se movimentar.
    Energia Potecial - um corpo de massa M está parado a uma altura H do chão, o local possui aceleração da gravidade igual a G, este corpo possui uma energia potencial igual a Ep=M.G.H , e que pode ser utilizada para realizar trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Amanda Mezzovilla n°4 2°C

    Energia cinética e a quantidade de trabalho que foi realizado para modificar a velocidade de determinado objeto. Ela é diretamente proporcional a massa(m) do objeto e ao quadrado de sua velocidade(V).
    Exemplo: Uma motocicleta e um caminhão. Somente pelas dimensões é possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que ele também desenvolve velocidades maiores que a de uma moto.
    Energia potencial é um nome dado a forma de energia 'armazenada' que se encontra em determinado sistema e que pode manisfestar-se a qualquer momento para realizar trabalho.
    Exemplo: A energia hidráulica e a energia nuclear, são exemplos de energia potencial, dado que consistem em energias que estão 'armazenadas'.

    ResponderExcluir
  3. Pâmela Cristina Avanço nº34 2A

    Energia Cinetica e Potencial

    Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento, ela depende de dois fatores: da massa e da velocidade do corpo em movimento.Isto significa que um carro que bater a 160 km/h causará 4 vezes mais estrago que um andando a 80 km/h, ou 16 vezes mais que um a 40 km/h, ou 64 vezes mais que um a 20 km/h.Já a energia potencial está associada ao tipo de energia armazenada e que poderá vira a ser utilizada.A unidade do sistema internacional é o joule (J).A energia armazenada por um corpo é caracterizada pela capacidade deste corpo de realizar trabalho. No caso da energia potencial gravitacional podemos dar como exemplo uma bola de futebol de 300g (0,3kg) largada a uma altura de 4 metros,a força resultante neste movimento é a força peso (P=m.g) e o trabalho desta força é igual a energia potencial gravitacional. Logo, quando a bola é largada a força peso realiza trabalho e a energia potencial gravitacional se transforma em energia cinética.Por fim, ambas as energias tem definições diferentes,mas podem se entrelaçar de acordo com a situação .

    ResponderExcluir
  4. Julia Tamie nº27 2ºB


    Tipos de energia mecânica

    A Energia Cinética é a energia que se relaciona com o movimento dos corpos, ou seja, ela só existirá em um determinado sistema se este apresentar movimento, melhor dizendo, se este apresentar uma variação de velocidade. Já a Energia Potencial Gravitacional é a energia que um determinado corpo armazena quando está posicionado a uma altura do solo, e conforme essa altura diminui ou aumenta, a energia potencial também diminui ou aumenta.
    Quando um carro está em movimento em uma rodovia, ele possui a energia cinética que pode ser maior ou menor dependendo da variação da velocidade e de sua massa.
    Quando um corpo se situa em uma altura acima do solo, ele possui uma energia potencial (que poderá gerar trabalho) maior do que os corpos que se encontram na altura do solo, e menor do que os corpos que estão acima dele.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Natália Perez n°35 2ºB

    Energia Cinética, é uma das formas da energia mecânica ,é definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Como por exemplo, a água que corre, o vento que sopra, um corpo que cai, a bala que sai da boca de um canhão etc. têm
    energia. A água corrente pode acionar uma turbina; o vento impulsiona barcos à vela, faz girar moinhos; a bala de um canhão derruba obstáculos.
    A energia potencial é também denominada Energia de Posição, porque se deve à posição relativa que ocupam as diversas partes do corpo ou do sistema. Como por exemplo, Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador. Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz o uso da energia cinética produzir um ganho de energia potencial.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Tathyanna Laino nº40 2ºC

    Diferença entre energia cinética e energia potencial gravitacional
    energia cinética: É a energia que o corpo tem quando está em movimento. É o resultado do trabalho produzido por uma força mecânica em um corpo em movimento ou em repouso, que altera a sua velocidade. Quanto maior a massa ou velocidade maior vai ser a energia cinética. Exemplo: um carro e uma bicicleta, o carro possui massa maior que a bicicleta e ele chega a velocidades maiores.
    energia potencial gravitacional: energia que um corpo armazena a uma certa altura do solo e pode ser medido pelo trabalho da força peso.
    exemplo: na queda de objetos, quando um objeto está a uma certa altura do solo, antes de ele cair ele está com uma energia armazenada.

    ResponderExcluir
  7. Larissa Lima nº22 2ºC

    Energia Cinética: é uma das formas da energia mecânica, é definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. A variação de energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade (seja a partir do repouso - velocidade zero - seja a partir de uma velocidade inicial). Como por exemplo: um carro e uma bicicleta, o carro possui uma massa maior.
    Energia Potencial: é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa. Dividida em Energia Potencial Gravitacional e Energia Potencial Elástica. Como por exemplo: a energia hidráulica e a energia nuclear.

    ResponderExcluir
  8. Beatriz Gabriela de Mendonça nº05 2ºA

    Energia Cinética é uma das formas da energia mecânica, ela pode ser definida como energia de movimento, pois está associada à movimentação de um corpo, depende de dois fatores, são eles, a massa e a velocidade sendo diretamente proporcionais. Exemplos: um objeto em movimento uniforme variável, como um caminhão e um carro na mesma velocidade, mas como possui massas diferentes, resultam em energias diferentes.

    Energia Potencial é a outra forma da energia mecânica, ela pode ser definida como energia que fica armazenada em um corpo que está a uma certa altura do solo, esta não depende da trajetória, apenas da massa, altura e da gravidade. Exemplo: um objeto caindo de uma certa altura, ou um objeto sendo jogado de uma certa altura, como o casal Nardoni jogou a Isabela da janela. No caso a menina tinha uma massa M e foi jogada de uma altura H, com uma gravidade G, assim gerando energia potencial gravitacional.

    ResponderExcluir
  9. Nome:Bruna Reis nº07 2ºC
    Diferença entre Energia Cinética e Energia Potencial

    Energia Potencial gravitacional é a energia armazenada por um corpo que o permite realizar trabalho e está associada à posição, altura desse corpo no campo gravitacional. È calculada então como: Epg = P.H
    A energia cinética é a energia de movimento, ou seja, ela só existirá caso um corpo seja posto em movimento através de uma força. È calculada como o trabalho total utilizado pra colocar esse corpo em movimento em função da velocidade adquirida pelo corpo: Ec = m.v²/2.
    Exemplos: cinética: descobrir a velocidade de uma bala disparada
    Potencial gravitacional: na queda de objetos

    ResponderExcluir
  10. Luiz Eduardo Bellasco Batista
    E.M.2ªC

    Me siga no Twitter !!!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Álan L. Carnielli Nº1 - 2ºC

    Energia Cinética / Energia Potencial

    Energia é um potencial gasto para executar trabalho ou realizar uma ação.Pode ser usada também para mostrar uma determinada condição de trabalho, como, por exemplo, o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz.Esse conceito é muito importante para a física e esta presente em varias partes dela, como por exemplo, a energia cinética e a energia potencial.
    A energia cinética pode ser definida por a energia relacionada ao movimento de um corpo , a energia gasta por ele para realizar algum trabalho, como por exemplo o corpo entrar em movimento. Podendo falar que a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade e massa.Ela pode ser calculada pela formula:

    Já a energia potencial é a energia que um corpo armazena quando ele esta a uma certa altura do solo, e que pode ser liberada a qualquer momento, que será igual ao trabalho que o corpo poderá realizar ao cair. Por exemplo, sob a forma de movimento a energia hidráulica pode ser um exemplo de energia potencial, dado que consistem em energias que esta "armazenada".

    ResponderExcluir
  12. Nome:Erika Harumi Yamura Nº 09 Série 2ºC

    Energia Cinética e Energia Potencial

    Energia Cinética é quando um trabalho têm de ser realizado sobre um objeto para mudar a sua velocidade.Para um objeto de massa m a uma velocidade v a sua energia cinética,em um instante de tempo , possui a seguinte fórmula:Ec=M.V²/2
    Exemplo -Se formos comparar um caminhão e uma moto, como eles tem uma massa M diferente,sua Energia será diferente

    Energia Potencial é quando a energia se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizado a qualquer momento para realizar um certo trabalho.Podendo ser classificada em 3 tipos de energia :
    -Gravitacional Ep=m.g.h
    -Elástica
    -Elétrica

    Exemplo - Um objeto é lançado de uma certa altura,com uma certa gravidade e massa, o que forma uma nergia potencial gravitacional.

    ResponderExcluir
  13. Energia cinética: por estar relacionada ao estado de movimento de um corpo, é definida como energia de movimento, e é uma das formas da energia mecânica. A fórmula da energia cinética é Ec=m.v²/2 m = massa e v = velocidade.
    Exemplo: um trem e uma bicicleta, o trem tem mais energia cinética que a bicicleta, pois tem massa maior.
    Energia potencial: definida pela fórmula Ep=m.g.h onde m = a massa do corpo, g = é a aceleração da gravidade, e h = é altura em q o corpo se encontra. A energia potencia é a energia que está armazenada em um corpo e pode ser usada a qualquer momento para a realização do seu trabalho.
    Exemplo: energia hidráulica é uma das formas de energia potencial.

    ResponderExcluir
  14. Angelo Dell'Arciprete Ferronato nº05 2ºC

    Energia cinética: por estar relacionada ao estado de movimento de um corpo, é definida como energia de movimento, e é uma das formas da energia mecânica. A fórmula da energia cinética é Ec=m.v²/2 m = massa e v = velocidade.
    Exemplo: um trem e uma bicicleta, o trem tem mais energia cinética que a bicicleta, pois tem massa maior.
    Energia potencial: definida pela fórmula Ep=m.g.h onde m = a massa do corpo, g = é a aceleração da gravidade, e h = é altura em q o corpo se encontra. A energia potencia é a energia que está armazenada em um corpo e pode ser usada a qualquer momento para a realização do seu trabalho.
    Exemplo: energia hidráulica é uma das formas de energia potencial.

    ResponderExcluir
  15. Gabriela Andrade Baldini nº14 2ºC

    Energias: Cinética e Potencial

    A Energia Cinética é a energia que um corpo adquire quando está em movimento. Ela depende da massa e da velocidade deste corpo. Qualquer corpo que possuir velocidade terá energia cinética, como, por exemplo, uma bola de massa m, inicialmente em repouso, que é posta em movimento através de uma força resultante constante e após certo deslocamento atinge uma velocidade v.
    Já a Energia Potencial é a energia que um corpo possui em virtude da posição que ele ocupa, em relação a um dado referencial. Pode ser Potencial Gravitacional (uma pedra, por exemplo, antes de ser abandonada a uma altura h do solo possuía uma energia armazenada, denominada energia potencial gravitacional) ou Potencial Elástica (um bloco de massa m preso a uma mola deformada que armazena uma energia, transferível via trabalho da força elástica, denominada energia potencial elástica).

    ResponderExcluir
  16. COC GI
    VILA YARA GRUPO INTEGRAÇÃO

    Luiz Eduardo Bellasco Batista
    Nº27 E.M.2ªC 2010
    Redação:1


    Energia

    Energia Cinética é uma forma de energia mecânica ela é definida como energia de movimento pois ela pode ser associada ao estado de movimento do corpo, O trabalho é definido como o produto escalar de uma força aplicada a um corpo pela distância percorrida pelo corpo durante a aplicação dessa força.
    T = F . d . cos ø. Onde ø é o ângulo entre a força e o deslocamento.
    Por exemplo, eu estou indo para a aula, logo a minha energia é cinética, e quando eu chego na escola, então toda a minha energia concentrada se transforma em energia potencial.
    Exemplo: A energia cinética de um automóvel que pára é igual à soma das diversas formas de energia nas quais ela se converte durante o acionamento do sistema de freios que detém o carro por atrito nas rodas.
    Energia potencial é a forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho.
    A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se. Por exemplo, sob a forma de movimento. A energia hidráulica e a energia nuclear, são exemplos de energia potencial, dado que consistem em “energias” que estão armazenadas.
    Por exemplo quando corremos, o trabalho realizado pelos ossos transforma a energia mecânica potencial em energia cinética.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Tainá Dutra de Assumpção
    Nº39 2ºC

    Energia é todo potencial usado para executar uma reação. Existem varios tipos de energia como a energia cinética e a energia potencial.
    A energia Cinética é aquela que se proporciona com a velocidade. Em sua fórmula temos: m.v²/2
    m= massa do corpo
    v= velocidade do corpo
    Ja a energia Potencial é aquela que antecede outros tipos de energia, incluindo a Cinética, e executa o trabalho (um conceito que a diferencia. Em sua fórmula temos: E:m.g.h
    m= massa do corpo
    g= gravidade de um planeta
    h= altura
    Essa energia independe de sua trajetória, desprexando os efeitos do ar.

    ResponderExcluir
  19. Isabella de Souza – Numero 19 – 2 ano A
    -> Tipos de Energia
    ENERGIA CINÉTICA
    Energia cinética é a quantidade de trabalho (trabalho consiste na transferência de energia de um sistema para outro, por meio de uma força que provoca um deslocamento) que deve ser aplicada sobre um corpo para modificar sua velocidade, sendo que esta depende da massa do corpo, o que significa que quanto maior a massa do corpo, maior é a quantidade de energia cinética necessária para que este se mova.
    Exemplo no cotidiano: Um veículo andando a 80 km/h chegou a esta velocidade devido ao trabalho do motor durante um certo tempo e distância. Ao colidir, toda a energia cinética do veículo deve ser dissipada para que ele volte ao repouso. Na colisão com um poste, por exemplo, a distância que o veículo terá para realizar um trabalho equivalente ao que foi feito para colocá-lo em movimento é significativamente muito menor, alguns centímetros, talvez um metro.
    Formula do trabalho: T= F.d.cosθ
    É calculada por: Ec = m.v² sobre 2
    ENERGIA POTENCIAL
    É a energia que um corpo possui que pode ser transformada em outros tipos de energia durante o movimento, podendo ser transformada, por exemplo, em energia cinética, o que ocorre assim que a energia potencial da fonte diminui. A energia potencial gravitacional é a energia armazenada por um corpo quando este está a uma certa altura do solo.
    Exemplos no cotidiano: Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, conseqüentemente, realizar trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha.
    É calculada a partir da formula: Epg = p.h

    ResponderExcluir
  20. Mateus Mendes, 2°B, n° 33

    Energia cinética, por estar relacionada ao estado de movimento de um corpo, é definida como energia de movimento e é uma das formas da energia mecânica. É a energia que um corpo adquire quando está em movimento, ou seja qualquer corpo que estiver em velocidade, possui a energia cinética. Ela depende da massa e da velocidade deste corpo.
    Ela é comprovada pela formula : Ec=m.v²/2 m = massa e v = velocidade.
    Já a energia potencial é a energia que o corpo possui dependente da posição que ele ocupa, adotando se um referencial .Pode ser Potencial Gravitacional (uma bola por exemplo, que no momento anterior de ser abandonada de uma altura qualquer armazenava uma energia chamada potencial gravitacional) ou Potencial Elástica (um bloco de massa m preso a uma mola contraida que armazena uma energia, transferível via trabalho da força elástica, denominada energia potencial elástica).
    Ela é comprovada pela fórmula: Ep=m.g.h onde m = a massa do corpo, g = é a aceleração da gravidade, e h = é altura em q o corpo se encontra
    Exemplos: Energia cinética:
    Um caminhão, tem mais energia cinética que uma bicicleta, pois sua massa é maior, isso comprova que a energia cinética e a massa são diretamente proporcionais.
    Energia Potencial
    Gravitacional: a energia armazenada em um corpo, antes de ser abandonado de uma altura x
    Elástica: a energia armazenada em uma mola deformada que prende um bloco de massa x

    ResponderExcluir
  21. NOME: LUCAS PORTO M. DIAS Nº32 2ºB

    A DIFERENÇA ENTRE ENERGIA CINETICA E POTENCIAL É:

    ENERGIA CINÉTICA, ENERGIA PROPORCIONAL AO MOVIMENTO DE UM CORPO, POR EXEMPLO UM CAMINHAO EM MOVIMENTO

    ENERGIA POTENCIAL, RELACIONADA À CAPACIDADE DO MOVIMENTO, POR EXEMPLO UM CARRO SUSPENSO EM UM GUINDASTE NO ALTO DO MONTE EVEREST.

    ResponderExcluir
  22. Luís Eduardo Queiroz de Sá, 2°A, n°28
    Energia cinética e potencial.
    A energia cinética é a quantidade de trabalho por meio de uma força que provoca um deslocamento, então qualquer corpo que estiver velocidade possui energia cinética, essa energia depende de fatores diretamente proporcionais, a massa e a velocidade.
    Formula: Ec=m.v²/2.
    energia potencial é a energia que fica armazenada em um corpo, essa energia está relacionada a capacidade do movimento.
    formula: Ep=m.g.h .

    ResponderExcluir
  23. Gabriel Dimes , 2ºB , nº13

    Energia cinetica é aquela relacionada ao movimentos de corpos , como por exemplo um carro em movimento .
    sua formula é : Ec = m.v²/2.
    Energia potencial é a capacidade de um corpo de armazenar uma certa quantidade de energia que sera liberada em outros movimentos com o de movimento ( energia cinetica ) por exemplo um homen segurando uma bolinha de tenis.
    sua formula é : Ep = m . g . h

    ResponderExcluir
  24. Gabriela Macedo Leite – nº 14 – 2ºA
    ENERGIA
    - O que é energia?
    Para diferenciar, precisamos do que estamos falando. Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho, ou seja, a medida de energia que é transferida para o corpo, dada por T = F.d.cosθ. Sua unidade no S.I. é o Joule, representado pela letra J. Os combustíveis, por exemplo, possuem energia, porque fazem os carros se locomoverem. O mesmo acontece com as águas de uma cachoeira, que produzem trabalho ao mover as turbinas de uma usina hidrelétrica.
    - Energia Cinética
    Energia cinética é a energia correspondente de um corpo que está em movimento, assim sendo definida como “energia de movimento”. Quando maior for a massa e a velocidade de um corpo, maior será sua energia cinética. Portanto, se uma bicicleta que se movimenta numa velocidade de 20km/h bater numa árvore, terá menos estragos do que um carro que estava a 80km/h e também bateu, porque a energia cinética do carro era maior, devido a sua massa e velocidade. Assim, a fórmula que resume esse tipo de energia é dada por:
    Ec = mv²/2
    Um experimento consegue provar, a olho nu, a ação da energia cinética: http://www.youtube.com/watch?v=6aFcF--NouA. O que acontece é que o corante está preso a tensão da água do leite, e quando o detergente é jogado, ele desfaz essa tensão, permitindo o corante correr livre sobre o leite.
    - Energia Potencial
    Energia potencial é o nome dado à energia que está armazenada num objeto, ou seja, pronta para ser utilizada. Quando o corpo entra em movimento, essa energia potencial é transformada em outras formas de energia, como a cinética e a gravitacional. Vale-se lembrar que isto ocorre porque, de acordo com a Lei de Lavoisier, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma. Numa corda elástica, por exemplo, possui energia potencial; quando puxada, se transforma em energia potencial elástica. E a gravitacional está presente num corpo a uma certa altura do chão.
    A representação da energia potencial é dada pela fórmula:
    Ep = m.g.h

    ResponderExcluir
  25. Hector Davis, nº 19 2ºB

    Energia Cinética é aquela onde se aplica uma quantidade de trabalho para que um objeto altere sua velocidade (essa energia depende da massa e da velocidade do corpo). Exemplo:
    Um veículo andando a 80 km/h só conseguiu isso devido ao trabalho do motor.

    Energia Potencial é uma energia que está armazenada em um determinado sistema e pode ser utilizada em um momento qualquer para realizar um trabalho. Exemplo: A queda de uma bola de boliche no chão.

    ResponderExcluir
  26. MATHEUS VALLÉRIO - 2ºC - Nº30

    Energia cinética é a energia relacionada à locomoção dos corpos, em outras palavras, energia cinética é a energia que um corpo possui quando está andando, correndo ou realizando qualquer outra atividade que envolve movimentação.
    A energia cinética de um corpo é calculada de acordo com sua movimentação, logicamente. Então, quanto maior a velocidade, maior a energia cinética envolvida. Portanto, é fácil perceber que quanto maior a massa de um corpo maior a energia cinética também.
    Exemplo disso: Pegamos uma moto e um caminhão. Qual é o veículo de maior massa? Isso é meramente lógico. Só pela dimensão percebemos que o caminhão possui massa bastante superior a moto, assim, vemos que ele também supera a moto em velocidade.
    Assim, temos que o módulo da energia cinética é achado a partir da equação:
    Ec=m.V²/2
    A unidade de energia cinética é o joule (J). Na equação m é a massa do corpo e V a velocidade do corpo.

    Energia potencial pode ser pensado de como energia armazenado dentro de um sistema físico. É chamado potencial energia porque tem o potencial ser convertido em outros formulários da energia, como energia cinética, e para fazer trabalho no processo. O padrão (SI) a unidade de medida para a energia potencial é joule, o mesmos que para o trabalho

    ResponderExcluir
  27. Melissa Rodrigues nº34 2ºB

    Diferença entre energia cinética e energia potencial.

    A Energia Potencial Gravitacional é aquela que um corpo armazena à uma certa altura do solo, e que pode ser alterada conforme ele se distancia ou se aproxima do mesmo. Um exemplo clássico pode ser a energia encontrada em um corpo situado à uma certa altura, os corpos que estiverem abaixo dele terão uma menor energia potencial por estarem mais proximos do solo... e aqueles que estiverem acima consequêntemente armazenarão uma maior energia potencial.
    Já Energia Cinética é aquela encontrada durante a movimentação dos corpos, e que só existirá com a variação da velocidade. Por exemplo, quando você está andando ou correndo o seu corpo está exibindo energia cinética.

    fórmula para energia cinética:
    Ec= m.V²/2

    fórmula para energia potencial gravitacional:
    Ep= m.g.h

    ResponderExcluir
  28. Juliana Cëspedes, nº 20, 2º ano C.

    Primeiramente, com o pré-requisito de saber que existem diversos tipos de energia, que por sua vez, se manifestam de inúmeros modos na natureza, podendo uma se converter em outra, como já diria Lavoisier.
    Uma das mais recorrentes "modalidades" da energia, dentro da energia mecânica, é a cinética, aquela energia relacionada ao movimento dos corpos, assim todos os corpos que estão se movimentando a possuem. E temos uma relação fundamental para entendermos essa energia que é a seguinte:
    A energia cinética é proporcional a massa e ao quadrado da sua velocidade. Assim, quanto maior for a massa e a velocidade de um corpo, maior será sua energia cinética.
    Um exemplo disso é: Um carro e uma bicileta, a massa do carro é exageradamente maior que a de uma bicicleta, portanto, nota-se que ele também alcançará velocidades muito maiores que a de uma bicicleta.
    Já a energia potencial gravitacional se dá na seguinte forma: Um corpo em uma altura x diferente de zero, possui armazenada em si uma energia potencial gravitacional que pode ser medida a partir do trabalho da força peso. Exemplo: Michael Jackson ergue seu filho em sua sacada, sabemos que a criança tinha depois de ser erguido, uma energia potencial gravitacional armazenada, junto com sua massa x, uma altura y, e a gravidade z, gerava tal energia.

    ResponderExcluir
  29. Camila Luna nº05 2ºB

    Formas de Energia

    Energia cinética é caracterizada por ser uma energia de movimento. Objetos em movimentos possuem energia cinética. Esta energia é similar a energia potencial. Quanto mais rápido e pesado for o objeto, mais energia ele terá.
    Sua fórmula foi inventada utilizando o trabalho produzido por uma força mecânica, realizada em um corpo em repouso ou em movimento, mudando sua velocidade para acelerada ou retardada.
    Energia potencial gravitacional pode ser medida pelo trabalho exercido pela força peso. Esta energia esta relacionada a um determinado corpo em função da posição que ele ocupa. Esta enrgia pode ser alterada dependendo se ele se aproxima ou se afasta do solo.

    Fórmulas:
    Energia cinética:
    Ec = m.v²/2
    Energia potencial:
    Ep = m.g.h

    ResponderExcluir
  30. Luma De Martino Pereira Nº29 2ª A

    Diferenças entre as energias.

    O conceito de energia cinética é a energia de movimento de um corpo. Quanto maior a massa do corpo maior será sua energia cinética,e quanto maior a sua velocidade maior será a energia cinética. Um exemplo desse tipo de energia é quando estamos indo para a escola andando.
    O conceito de energia potencial é a energia que um corpo guarda, quando esta em uma certa distancia do referencial da atração gravitacional ou do referencial ligado a uma mola.Um exemplo dessa energia é a energia que encontramos em combustíveis como petróleo, álcool, madeira, etc...

    ResponderExcluir
  31. Alex Rodrigues n 01 2 ano B



    Diferenciando os dois tipos de energia:

    -Energia Cinética: É o tipo de energia que modifica a aceleração de um corpo, podemos concluir que a energia cinética é proporcional a massa e ao quadrado da sua velocidade, logo, concluímos que a energia e a massa ao quadrado da sua velocidade são diretamente proporcionais.Podemos tomar como exemplos desse tipo de energia o movimento de um carro, na física podemos calcular através da cinemática todas a grandezas relacionadas ao movimento como: velocidade,aceleração,inversão,tempo,variação de tempo etc.
    A energia cinética pode ser dividida em :

    -Translação: Um carro em uma estrada retilínea
    -Rotação : O rodar de um peão
    -Vibração : Uma corda de violão ao ser tocada.

    -Energia Potencial:É a energia armazenada num corpo que está prestes em cinética ou seja em movimento.Podemos tomar exemplo desse tipo de energia a queda de uma caneta além de haver o barulho a aceleração (cinemática) dessa caneta essa energia não apareceu do nada, mas sim estava armazenada nessa caneta e foi convertida em outro tipo de energia.

    Energia Potencial pode ser divida em:

    -A energia potencial gravitacional na superfície da Terra é proporcional à altura (h) do corpo
    E é calculada por Ep=mgh
    -Energia elástica que é a energia que se obtem em uma mola, ou elástico
    -Energia elétrica, caracterizado por 2 corpos eletrizados(atração e reação)
    -Energia química, energia resultante da interação de dois átomos ou moléculas
    -Energia molecular energia resultante da interação de dois prótons e nêutrons
    -Energia magnética, energia resultante entre dois imãs

    ResponderExcluir
  32. Energia cinética é uma das energias chamadas mecânicas. Sua equação é representada por Ec= mv²/2 onde m é a massa e v sua velocidade. Sempre que houver movimento, haverá energia cinética e quanto mais velocidade, mais Ec, como pode ser visto na equação. Um bom exemplo de energia cinética são dois carros colidindo. Supondo que ambos tenham a mesma massa M e que tenham velocidades Va e Vb(sendo diferentes). O carro A tem a menor velocidade, portanto sua energia cinética é menor e o estrago ao colidir será menor, pois há menos energia cinética e se dissipa menos energia para o veículo entrar em repouso.
    Já o carro B, tem maior velocidade e quando colidir terá um estrago maior do que A, pois há muito mais energia para ser dissipada até que o veículo entre em repouso.
    Energia potencial é outro tipo de energia chamada mecânica. Sua equação é representada por Epg= m.g.h. É a energia armazenada em todo objeto com massa e SEMPRE depende de um referencial. A Epg está ligada diretamente a altura(h) por depender apenas dela e da força peso(P) e não estar ligada a nenhum tipo de trajetória (apesar de se o movimento for para cima o seu valor é negativo por ser contra a direção do peso, e se for para baixo o valor é positivo, pois é a favor do peso).
    Um exemplo para mostrar a dependência da altura na energia potencial gravitacional é usar duas canetas de mesma massa porem de alturas diferentes, segure uma próxima ao solo e outra com uma distancia maior, solte primeiro a caneta mais próxima ao solo e ouvirá o barulho não muito alto da caneta ao tocar o solo. Agora solte a segunda caneta que está com uma distância (altura) maior do solo e solte-a. É fácil perceber q barulho da segunda caneta ao tocar o solo é maior, isto é, pois ela tinha uma energia potencial gravitacional maior que foi transformada em energia cinética e por fim em energia sonora (pois o som não passa de energia em forma de ondas). Lembre-se que o referencial foi o solo! Caso o ponto de referencia fosse diferente, a energia potencial seria diferente.

    ResponderExcluir
  33. Larissa Capriotti - 2ºanoB nº28

    ENERGIA CINETICA x ENERGIA POTENCIAL.

    ENERGIA CINETICA: Exemplos: a água que corre, o vento que sopra, um corpo que cai, têm
    energia. A água pode acionar uma turbina, o vento empurra barcos á vela... Este tipo de energia que os corpos têm devido ao
    movimento é denominado energia cinética. Como a energia cinética de um corpo está
    associada ao seu movimento, ela é uma grandeza
    relativa, ou seja, depende do referencial. A energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, poderemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética.
    Fórmula para cálculo:
    Ec = m.v²/2 (m = massa e v = velocidade)
    A unidade de energia cinética é o joule, representado pela letra J.

    ENERGIA POTENCIAL: A energia potencial gravitacional é uma espécie de
    energia capaz de existir em estado de reserva. Ela é associada a um corpo devido à posição que ele ocupa em relação a um nível de referencia, como, por exemplo, a superfície da Terra.
    A energia potencial gravitacional é uma função da
    posição. Portanto, ela não depende nem de como o
    corpo atinge uma certa altura – lenta ou rapidamente – nem do tipo de trajetória. Depende, sim, da posição inicial e final do corpo em relação a um nível de referencia.
    Fórmula para cálculo:
    Ep = m.g.h (m = a massa do corpo, g = é a aceleração da gravidade, e h = é altura em q o corpo se encontra)

    ResponderExcluir
  34. Nicole Alves dos Reis n°37 2ºB
    Conceito de Energia em nossas vidas
    A energia cinética é uma energia de movimento, pois ela é caracterizada pela alteração de velocidade (aceleração) causada por uma força, portanto, qualquer corpo em movimento, possui energia cinética. Essa energia é amplamente utilizada em nosso dia-a-dia, já que está presente em qualquer corpo em movimento, seu conceito é aplicado na construção de usinas hidroelétricas, por exemplo.
    A energia potencial é aquela que está “armazenada”, que ainda não foi transformada em trabalho. Ela depende da posição do objeto, portanto é também chamada de energia de posição, por exemplo, quanto mais alto um objeto é colocado, maior é a sua energia potencial. Uma mola comprimida é um exemplo dessa energia.
    Uma situação que mistura essas duas energias é a seguinte: quando alguém está em um balanço, na parte mais alta possui energia potencial, conforme vai caindo, vai adquirindo energia cinética, e perdendo a potencial, e isso acontece repetidas vezes.

    ResponderExcluir
  35. Marilise Assis Vieira3 de outubro de 2010 às 17:52

    Marilise Assis Vieira nº30 2A

    Energia mecânica

    Existem dois tipos de energia mecânica, a Cinética e a Potencial. Todo corpo em movimento possui Energia Cinética, logo é possível afirmar que esta energia está diretamente ligada à movimentação. Esta pode ser calculada através da massa e da velocidade de determinado corpo (Ec = m.V²/2). No cotidiano, ela existe em todo corpo que não está em repouso; e, para exemplificá-la, imaginemos uma bicicleta e um carro, que obviamente portam massas diferentes e logo, uma energia cinética diferente.
    Já a Energia Potencial, é a energia que se encontra armazenada no corpo, propicia a se manifestar a qualquer momento para a realização do trabalho. A partir dessa energia, pode-se classificar uma nova, chamada Energia Potencial Gravitacional, que está relacionada a posição de um corpo no campo gravitacional terrestre. Esta energia depende da massa, da aceleração gravitacional e da altura em que o corpo se encontra, logo sendo calculada pela seguinte fórmula: Epg = m.g.h . No cotidiano, essa energia aparece, por exemplo, em uma bolinha deixada em cima da mesa, e que cai da mesma.

    ResponderExcluir
  36. Milena G. F. Teixeira, nº 31 - 2ª C

    Diferentes energias e suas relações

    Energia cinética é a energia que um corpo possui quando está em movimento, sendo maior proporcionalmente à sua velocidade e à sua massa, tendo como equação Ec= 1/2.m.V², em Joule (J) no Sistema Internacional.
    PS: m= massa; Ec=energia cinética; V= velocidade
    Energia potencial é a energia que está armazenada em sistema físico dependendo de sua posição e que a qualquer momento pode usá-la para realização de outras formas de energia, podendo ser classificada em gravitacional, química, nuclear, electrostática, térmica e elástica; obtendo diferentes formas de cálculo em relação a qual tipo de energia potencial há no sistema, sendo calculada em Joule (J) no Sistema Internacional também.
    Em resumo, se diferenciam por uma estar relacionada ao movimento do corpo (cinética) e outra ao lugar em que este ocupa (potencial), porém se relacionam por serem energias mecânica e podendo se relacionarem ao modo que após um corpo obter uma delas pode obter a outra. Por exemplo, um corpo em repouso à uma altura h do solo contém uma determinada energia potencial gravitacional, que será usada quando entrar em movimento, passando a obter a energia cinética.

    ResponderExcluir
  37. Rafael zanão kota nº37 2ºC

    MOVIMENTO X POSIÇÃO

    A ENERGIA DE MECÂNICA DE MOVIMENTO TAMBÉM CHAMADA DE ENERGIA CINÉTICA,POIS É DEFINIDA PELO ESTADO DE UM CORPO EM SEU MOVIMENTO,PORTANTO,Ec=m.V²/2.UM EXEMPLO DESSA ENERGIA EM NOSSO COTIDIANO,A VELOCIDADE DA PÁ DE UM VENTILADOR,QUANDO GIRADA IRA GERAR O VENTO.

    O OUTRO TIPO DE ENERGIA MECÂNICA É DE POSIÇÃO, TAMBÉM CHAMADA DE ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL,QUE É A ENERGIA ARMAZENADA POR UM CORPO QUANDO ELE ESTA A UMA CERTA ALTURA DO SOLO,PORTANTO,Epg=P.H OU m.g.h,positivo se estiver acima do solo e negativo se estiver abaixo da superfície terrestre,então,Epg=-m.g.h(abaixo da superfície terrestre.exemplo dessa energia é um prédio de x andares com uma certa altura do solo(Epg=P.H OU m.g.h), com uma garagem no subsolo(Epg=-m.g.h)a uma certa altura abaixo do solo.

    ResponderExcluir
  38. Helena Kaori Gomes Silva nº18 2ºA
    Energias
    Existem varaios tipos de energias, mas o foco dessa atividade é na Energia Cinética e Energia Potencia, e toda energia no Sistema Internacial(S.I) é medida em Joules (J).
    A Energia cinética é a energia de movimentação dos corpos,que está diretamente relacionada com a massa e a velocidade dos corpos. A equação usada para determinar a energia cinética é: Ec = m.V²/2. Um exemplo disso é uma moto e uma bicicleta, que são visivelmente de massas diferentes, sendo que a moto possui uma massa maior que da bicicleta, e que moto também desenvolve uma velocidade maiore que a de uma bicicleta.
    Já a Energia Potencial é a energia de um corpo em função da posição que ele ocupa. A equação usada para descubrir a energia potencial é : Ep = P.h , sendo que o P = m.g . O sinal da equação é determinado pelo sentito da trajetória,o movimento é a afavor da trajetória(sinal positivo) quando o corpo está descendo em relação ao referencial. Mas quando o corpo estiver subindo em relação ao referencia, o movimento é contra trajetória (sinal negativo). Um exemplo disso é quando uma bibliotecária pega um livro de uma prateleita e o deixa em uma messa,o sinal é positivo, e depois devolve esse mesmo livro para a prateleita,o sinal é negativo.

    ResponderExcluir
  39. Rafaella Teruel Nº38 2A

    Movimentos e espaços, como calcular ?

    Energia cinética está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possuir por estar em movimento. A energia cinética de um corpo será maior quanto maior for a sua velocidade e sua massa. Um bom exemplo é se pensarmos em uma bicicleta e um carro, o carro possui maior velocidade cinética por apresentar uma massa maior. A equação de energia cinética é: Ec= mV²/2, onde m é a massa do corpo e V a velocidade dele. A unidade de energia cinética é o joule, representado pela letra J.
    E energia potencial está relacionada ao lugar que determinado corpo ocupa. Essa energia existe quando há uma força que tende a puxar um objeto para sua posição original quando o objeto está deslocado. Por exemplo, quando uma mola é esticada à esquerda, exerce uma força para a direita tentando retornar a sua posição original. A sua equação é: Ep = m.g.h. Onde Ep é a energia potencial (J), m é a massa (kg), h é a altura (m) e g é a aceleração da gravidade (m/s2) isso no S.I.
    A diferença entre essas energias é que uma se relaciona aos movimentos; a cinética, e a outra ao espaço; a potencial

    ResponderExcluir
  40. Carla Eclissi Gregório 06 2°A

    Energia potencial e energia cinética.

    Qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia.

    Podemos entender por energia potencial a energia que um corpo possui e que tem a capacidade de se transformar em outra. Por exemplo, um garoto levanta um martelo: nesse ponto toda a energia potencial depende da altura e da massa do martelo. No momento que esse garoto para de exercer uma força e permite que o martelo caia , sua energia potencial diminui, e transforma-se em energia cinética, que podemeos entender como energia do movimento. A energia cinética depende , também , da massa do objeto em questão e de sua velocidade. Quanto maior a velocidade e a massa maior a energia cinética. Um caminhão descendo uma ladeira a 80 km/h não causaria o mesmo estrago ao colidir que uma bicicleta à mesma velocidade ao bater.

    Os dois tipos de energia, apesar de diferentes, são interdependentes. A energia cinética de um corpo depende de sua energia potencial, assim como a energia potencial se transformará em energia cinética durante o movimento.

    ResponderExcluir
  41. Aline Bastos Vidal n°02 2°C.

    ENERGIA CINÉTICA E ENERGIA POTENCIAL.

    A energia cinética é a o tipo de energia que está relacionada ao movimento dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui simplismente por ele estar em movimento.A energia cinética de um corpo será cada vez maior quando sua velocidade for maior,e,quanto maior a massa de um corpo, maior sua energia cinética.Como por exemplo:uma motocicleta e um caminhão.É possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que ele também possui velocidades maiores que a de uma moto.
    Já a energia Potencial é o tipo de energia que está relacionada à altura x de um corpo qualquer,possuir armazenada em si uma energia potencial gravitacional que pode ser medida a partir do trabalho da força peso.Um exemplo dessa energia seria um homem levantando uma cadeira,a energia potencial depende da altura e da massa da cadeira.

    ResponderExcluir
  42. Lorena França Cavichiolli Nº25 2ºC

    As Energias

    Energia Cinética:
    está associada ao movimento e depende da massa (m) e da velocidade (v) de um corpo. Calculada assim por: E=(m . v²) : 2
    Exemplo: Uma pessoa andando de bicicleta imprime energia cinética para que a bicicleta se mova, pois a energia depende da massa(da bicicleta e da pessoa) e da velocidade

    Energia Potencial:
    já esta se encontra armazenada em qualquer sistema e pode ser utilizada para realizar tarefas. Assim existem dois tipos de energia potencial:
    - Gravitacional: está relacionada com a altura (h) em que um corpo se encontra de acordo com um determinado nível de referência. Calculada pela expressão: Epg= m.p.h

    - Elástica: energia associada a uma mola ou a um elástico. Calculada por: Epe= (k . x²) : 2

    Exemplos: A energia de pilhas e baterias ou energias nucleares, que ficam armazenadas em bombas, por exemplo, e também a energia eolica.

    ResponderExcluir
  43. Amanda Pucharelli n°03 2°C

    ENERGIA CINETICA
    A energia que um corpo adquire quando está em movimento. A energia cinética depende de dois fatores: da massa e da velocidade do corpo em movimento. Sua formula: m.v²/2
    EXEMPLO: um carro e uma bicicleta. O carro por ter massa muito maior que a da bicicleta, alcancara uma velocidade maior tambem.

    ENERGIA POTENCIAL
    É um tipo de energia que o corpo armazena, quando está a uma certa distância de um referencial de atração gravitacional. Sua formula: Ep = m.g.h
    EXEMPLO: a energia nuclear, pois possui energia armazenada.

    ResponderExcluir
  44. Lucas G. Barbaresco nº26 2ºano A

    Inventar é diferente de descobrir

    Uma máscara de ouro e uma múmia resultaram em uma grande DESCOBERTA em 1922. O arqueólogo Howard Carter descobriu a tumba intacta de um faraó que governou o Egito há mais de 3.000 anos e que morreu misteriosamente jovem: Tutankhamon. Carter é um descobridor, Newton e Laplace, além disso eram INVENTORES. Uma descoberta é diferente de uma invenção.Por exemplo, a energia cinética e a energia potencial já existiam, quando os dois cientistas citados por último INVENTARAM os conceitos.
    As energias comentadas a seguir foram conceituadas por Laplace e Newton respectivamente: Energia potencial é a quantidade de energia que um corpo possui em uma determinada situação; energia cinética é a energia de movimento de um corpo.
    Exemplificando: imagine um elástico, coloque-o entre seus dedos; agora afaste os seus dedos, e imagine que sua mão não existe mais ( o elástico está esticado e possui uma energia potencial). No instante seguinte, o qual sua mão não está mais impedindo o elástico de se movimentar, ele sairá “voando” gastando sua energia cinética.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Carolina Alves Rocha, nº 07, 2º A

    Distinguindo energias mecânicas
    Energia potencial é a energia armazenada por um corpo e esta será modificada em outros tipos de energia, sendo que existem três tipos de energia potencial, a gravitacional, a elástica e a elétrica. Na gravitacional essa energia armazenada depende da altura no qual o corpo de encontra do solo, na elástica varia com a mola ou corpo elástico, e na elétrica relaciona-se com a distância entre a partícula e o referencial.
    Já a energia cinética depende diretamente da massa e da velocidade de corpo e se não há velocidade não há energia cinética, por isso essa é conhecida como energia de movimento.
    Tendo em vista esses conceitos pode-se perceber a diferença entre esses tipos de energia embora eles possam se relacionar como nos seguintes exemplos.
    Quando uma pessoa segura um objeto a uma certa distância do solo em repouso esse objeto tem uma energia potencial gravitacional e sua energia cinética é nula, porém no instante em que essa pessoa soltar esse objeto e começar a ir em direção ao chão, ele estará perdendo energia potencial gravitacional e essa será convertida em energia cinética.
    Outra situação é quando uma pessoa está atirando de um arco e flecha. No instante em que a pessoa estica o arco puxando a flecha a energia cinética está “ajudando” a energia potencial elástica, quando a pessoa solta, a flecha a energia potencial que se modificou em energia cinética. E isso mostra o quanto essas energias se relacionam e uma simples ação de um indivíduo.

    ResponderExcluir
  47. Ana Carolina Dau Cardoso n°2 - 2°A

    Energia Cinética e Energia Potencial.

    Energia cinética é a energia que um corpo obtém quando está em movimento. Esta depende de dois fatores, tais como a massa e a velocidade do corpo em movimento. A fórmula utilizada para o cálculo desta é: Ec =m.v²/2 (em que m é = massa e v = velocidade). Um exemplo cotidiano da energia cinética é uma bala disparada por um fuzil ou um ventilador girando.
    Já a Energia Potencial gravitacional é a energia que foi armazenada, ou seja, ainda não transformada, por um corpo quando está a uma certa altura do solo . Pode ser calculada através da fórmula: Ep= m.g.h (m=massa, g= aceleração da gravidade e h = altura). Um exemplo de energia potencial gravitacional é quando um foguete é lançado do solo em direção ao espaço.

    ResponderExcluir
  48. Lygia Barcelos Teixeira nº: 28 2º C

    Movimento e Posição

    Energia Cinética pode ser conceituada como sendo a energia que um corpo adquire quando está em movimento e depende de duas coisas a massa e a velocidade do objeto

    ResponderExcluir
  49. Ariane Silva. nª4 2ºB

    A energia cinética é a energia de movimento de um corpo e é calculada pela fórmula Ec = m.V²/2. No nosso dia-a-dia pode ser encontrada quando uma bicicleta que se encontra em repouso entra em movimento, por uma força que uma pessoa exerce nela.
    A energia potencial é energia de posição, e é calculada pela fórmula Ep = P.h (ou Ep = m.g.h). Pode ser encontrada quando uma pessoa segura uma pedra de massa m a uma altura h do solo. Se essa pedra entra em movimento a energia potencial se transforma em energia cinética.

    ResponderExcluir
  50. Mayara Silvério nº31 2ºA

    Energia Cinética sempre está relacionada a velocidade do sistema em questão. No caso da energia cinética de um sistema de partículas, sabemos que trata-se da soma de dois termos:
    1. A energia cinética associada ao movimento do centro de massa (1/2Mv2cm – onde M é a massa total do sistema)
    2. A energia cinética associada ao movimento das partículas do sistema em relação ao centro de massa.
    Existem outros tipos de sistemas que também se relacionam com a energia cinética, como num sistema rotacional, tragetórias curvas, ou qualquer sistema que envolva um corpo de massa “M” movendo-se com velocidade “v”. Para que tal sistema ocorra é preciso que o sistema tenho um ponto de partida; algo que faça o sistema se “mover”, denominamos esse “algo” de trabalho, pois é o trabalho que é o responsável pelo aumento da velocidade de um determinado sistema de partícuas, trajetórias aleatórias, rotacionais, etc.
    Sendo assim, pode-se concluir que o trabalho total realizado sobre uma partícula é igual a variação de energia cinética.

    Diferente da Energia Cinética, a energia Potencial é uma energia associada à configuração do sistema, sendo que a configuração de um sistema é a maneira pela qual as diferentes partes do sistema se posicionam umas com relação as outras. Por exemplo, ao segurar um giz na mão, a uma altura “h” temos uma energia potencial que faz com que o giz “queira” atingir o chão, mas há uma força externa ao giz que o segura, no caso a mão. Se o giz for solto, deixa de haver energia potencial no sistema, e a energia em questão passa a ser a energia cinética. No caso da energia potencial, não há movimento, logo não há velocidade no sistema.
    Então, quais são as grandezas envolvidas?
    Obviamente o giz tem uma massa que está sendo “puxada” pela gravidade, sendo assim temos que a força gravitacional sobre o giz é –mg, e o trabalho realizado sobre o giz, por esta força é –mgh. Como sabemos que o trabalho total realizado sobre o giz é zero ( dedução obtida a partir do teorema da energia cinética) segue que o trabalho realizado sobre o giz pela força das mãos é +mgh.
    Um dos principais sistemas no qual é calculada a energia potencial é o sistema de molas, já que estas tem uma capacidade enorme de armazenar energia (energia potencial) e adquirir velocidade (energia cinética).

    Sendo assim, pode ser concluido que a energia potencial é uma energia associada à configuração do sistema, enquanto a energia cinética é uma energia associada ao movimento.

    ResponderExcluir
  51. Lygia Barcelos Teixeira nº: 28 2º C

    Movimento e Posição

    Energia Cinética pode ser conceituada como sendo a energia que um corpo adquire quando está em movimento e depende de duas coisas a massa e a velocidade do objeto. Esta energia pode ser calculada através da equação Ec = m.V²/2 portanto é diretamente proporcional a massa do objeto e a velocidade, ou seja um caminhão a 80km/h possuirá uma energia cinética maior que a de uma motocicleta a 70km/h.
    Já a energia potencial é o nome que da a energia quando ela está armazenada e pode se manifestar a qualquer momento.
    Neste texto estudaremos dois tipos de energias potenciais, a gravitacional pode ser explicada da seguinte fomra, imagine uma pedra de massa m sendo segurada a uma altura h do solo, quando ela for abandonada o peso trabalho e o corpo irá adquirir energia cinética. Esta energia qua antes estava armazenada é a chamada energia potencial gravitacional e pode ser calculada pela fórmula Ep = m.g.h. A energia potencial elástica também está relacionada a posição que o corpo ocupa. Considere um bloco de massa m preso a uma mola de constante elástica k, para deformar esta mola é necessário realizar um trabalho, no instante em que for abandonado aquela energia armazenada (a energia potencial elástica) será transformada em energia útil, esta energia antes armazenada pode ser calculada da seguinte maneira Epel = kx²/2.

    ResponderExcluir
  52. Isabella Tatsukawa nª19 2°C
    DIFERENÇA ENTRE ENERGIA CINÉTICA E POTENCIAL.

    Energia Cinética:Sempre que tivermos um objeto em movimento, teremos associado a este movimento uma certa quantidade de energia que é denominada energia cinética, portanto, podemos dizer que energia cinética está associada ao movimento. Ela depende tanto da velocidade v, como também depende da massa m.Sua fórmula é dada por: Ec = m.V²/2

    Energia Potencial: A energia potencial é um tipo de energia que está relacionada com a configuração do sistema, ou seja, esta relacionada com as posições do objeto. Podemos dizer também que energia potencial é a energia que pode vir a se torna energia cinética. Dada a fórmula: Ep = P.h

    ResponderExcluir
  53. Pedro Paulo Camargo de Andrade nª36 2°A

    Energia Cinética é a energia ligada ao movimento dos corpos. Resulta da transferência de energia do sistema que põe o corpo em movimento.
    fórmula: Ec = m.V²/2

    Energia Potencial é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética.
    Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.
    fórmula: Ep = P.h

    ResponderExcluir
  54. Higor Sena Maule nº. 20 2ºB

    A energia cinética é o quanto um objeto sofre com alguma ação ou trabalho, ou seja, começa a se movimentar devido a alguma força externa, por exemplo, uma bola de bilhar que está parada na mesa e começa a se movimentar no momento em que o taco exerce uma força (empurrão) sobre ela, sendo diretamente proporcional ao quadrado de sua velocidade e a sua massa. Enquanto a energia potencial é a força que um corpo armazena, em função a posição que ele ocupa, como por exemplo, uma pedra na mão de uma pessoa, a gravidade faz com que a pedra tenha energia armazenada, assim quando a pedra é solta, ela sofrera a força que foi armazenada.

    ResponderExcluir
  55. .Raquel Ferraz Zamboni nº38 2ºanoB

    A Energia e suas variadas formas na natureza

    A energia atua na sua transferência através de um corpo para outro, a partir de uma força que proporciona seu deslocamento. Concluindo assim que a energia é o trabalho de uma força.
    Atualmente notamos a presença da energia em vários fatores da nossa vida, como: A ingestão de alimentos, a queima de combustível de um carro e entre outros; Além disso, podemos classificar a energia em dois subgrupos, que são:
    -ENERGIA CINÉTICA
    Depende da massa (m) e do modulo da velocidade (v²), não necessitando da sua direção, pois é uma grandeza escalar. Gerando assim uma energia de movimento. A expressão matemática que define esse conceito é: Ec=mv²/2.
    No dia a dia observamos a energia cinética em casos como batida de carros ou grandes colisões.
    http://educar.sc.usp.br/fisica/carroenergia.gif (animação referente ao assunto)
    -ENERGIA POTENCIAL
    É a energia conservada dentro de um corpo que pode ser utilizada a qualquer hora para à realização de um trabalho.
    Existem variados tipos de energia potencial, são eles: A gravitacional, a elástica, a elétrica, a nuclear e a química.
    *Energia Gravitacional*
    É uma energia armazenada ou não transformada por um corpo a certa altura do solo. Essa transformação ocorre a partir que o corpo é solto (resultando assim uma energia cinética). A energia potencial calcula a energia armazenada a partir de sua força peso, resultando assim a seguinte equação: Epg = P.h = m.g.h
    No dia a dia observamos a energia potencial a partir que um objeto cai; Outro exemplo pode ser visto no vídeo a seguir http://www.youtube.com/watch?v=IJWB8J_HVLA&feature=related

    ResponderExcluir
  56. Lissa Hough nº24 2ºC
    Energia cinética é o trabalho gerado a partir do movimento de um certo objeto, portanto ela depende da massa e do quadrado da velocidade do mesmo. Um carro para chegar na velocidade desejada, só consegue realizar tal ação devido ao trabalho do motor durante a mudança de velocidade.
    Energia potencial é o nome dado para a energia que está armazenada em um corpo que pode ser liberada gerando movimento (energia potencial gravitacional), deformação de um corpo (energia potencial elástica) ou eletricidade (energia potencial elétrica). Um objeto a uma certa altura do chão possui uma energia armazenada que ao ser abandonado, transforma essa energia em movimento.

    ResponderExcluir
  57. Leticia Morelli dos Santos nº: 25 2ºA

    Energia cinética é quando um corpo é capaz de produzir trabalho, ou seja, é a energia de movimento. Todos os objetos são capazes de gerar trabalho, porque eles estão em movimento com uma velocidade necessária para isso. A energia Cinética depende da massa e da velocidade do corpo material.Sua unidade de medida é o joule.
    Exemplo: Uma bola sobre um pedaço de vidro não fornece força para quebrá-lo, já se a bola for lançada quebrará em pedaços.
    E= ½ m V²
    Energia potencial é a energia que um corpo armazena, e está relacionada a posição que ele ocupa. E=m.g.h

    ResponderExcluir
  58. Lucas Martins Napolitano nº 27 2ºA

    A diferença conceitual entre energia cinética e energia potencial é que para a energia cinética existir é necessário que haja movimento, uma vez que a mesma é a energia adquirida do meio através do próprio movimento e é calculada pela metade do resultado da multiplicação entre a massa e a velocidade ao quadrado. Já para a energia potencial existir independe do fato do objeto estar em movimento ou não, mas é necessário que o corpo esteja acima ou abaixo do referencial adotado, ou seja, energia potencial é a energia que o corpo armazena à partir de sua altura e é calculada através da multiplicação entre a massa, a gravidade do local e a altura que o corpo se encontra.

    Um exemplo que pode ser adotado é um carrinho de uma montanha-russa. Enquanto o carrinho acelera e inicia seu movimento em um plano horizontal, ele possui energia cinética. Quando ele está no ponto mais alto da montanha-russa, ele possui energia potencial (considerando o chão como referencial).

    ResponderExcluir
  59. Nome:Lilian Mayumi Motoori Nº31 2ºanoB

    Energia: Cinética, Potencial.

    -ENERGIA CINÉTICA
    É definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Sua equação foi resultado do estudo do trabalho produzido por uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, alterando sua velocidade para um valor maior (acelerando-o) ou para um valor menor (retardando-o), produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento. O conceito de energia cinética é aplicado na construção de Usinas Hidroéletricas.

    -ENERGIA POTENCIAL
    Essa por sua vez, é uma energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, consequentemente, realizar trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha.

    ResponderExcluir
  60. Gabriella Gomes de Carvalho n-14 2B

    Energia potencial e Energia cinética.

    A energia pode ter diversas origens, formas e nomes específicos como energia sonora, energia luminosa, energia eólica, energia cinética e energia potencial.
    A ENERGIA POTENCIAL é aquela que resulta da posição de um corpo. Por exemplo: um corpo que ocupa certa posição no espaço e está submetido a uma força, como, por exemplo, a da gravidade, a elétrica, etc., têm energia potencial.
    A energia potencial gravitacional está presente sobre um corpo que se encontra em determinada altura sobre a superfície terrestre. Essa energia depende sempre da massa do corpo e da altura em que se encontra
    A energia potencial pode converter-se em outras formas de energia, como a ENERGIA CINÉTICA.

    A energia cinética é a energia do movimento causada por algum fator externo, por exemplo: Ao aplicar uma força sobre uma bola e deslocá-la realizamos um trabalho. A bola adquire energia cinética.

    Um corpo que se encontra a uma determinada altura e que começa a cair até chegar ao solo. Inicialmente possui energia potencial gravitacional, ao entrar em movimento ele vai adquirindo energia cinética e perdendo energia potencial gravitacional com o tempo, já que aumenta sua velocidade e diminui a distância que o separa do solo. Quando chega ao solo, possui somente energia cinética.

    ResponderExcluir
  61. Harue Biason nº18 2ºB

    Energia cinética é e energia relacionada com o movimento.Quanto maior a massa de um corpo, maior é sua energia cinética.A equação da energiacinética é:Ec=m.V²/2.Um exemplo é uma moto e um caminhão, podemos ver que o caminhão tem massa maior em relação a moto e ele desenvolve velocidades maiores.
    E energia potencial é a energia que um corpo produz há uma certa altura do solo.A equação da energia potencial é: Epg=P.h=m.g.h, sendo P=m.g.Um exemplo é a energia hidráulica e a energia nuclear, contendo energias "armazenadas".

    ResponderExcluir
  62. Náthalli Domingos nº32 2ºA

    Energia Cinética e Energia Potencial

    Energia cinética é a energia que um corpo tem quando está em movimento. É calculada por: Ec=m.v²/2. A energia depende da massa e da velocidade do corpo em questão. Ou seja, se um carro se choca contra uma parede a 8 km/h, os danos não serão tão grandes, porém, se o carro se choca contra uma parede a 80 km/h, poderá ter perda total. Isso acontece porque quando a velocidade aumenta, aumenta também a energia cinética. Além disso, quanto maior for a massa do objeto, é necessária mais energia cinética para que ele se movimente.
    Energia potencial é a energia que o corpo armazena, quando está a uma certa distância do solo. É caculada por: Ep = m.g.h. Um objeto que está sustentado por algo, possui energia cinética. Assim que esse objeto for solto, ou seja, entrar em movimento, a energia potencial se transformará em energia cinética.

    ResponderExcluir
  63. Rafaela Carvalho Maurer n 43 2B

    A Energia Cinetica, se relaciona com o estado de movimento do corpo. Ela é dependente da massa e da velocidade do corpo (tendo como formula: m.v²/2).
    Já a Energia Potencial é a energia utilizada para realizar o trabalho. (tendo como formula: E= m.g.h)
    As duas energias podem se juntar de acordo com o problema.

    ResponderExcluir
  64. Gustavo Henrique Rodrigues No18 2o C

    A energia cinética pode ser definida como a energia do movimento,portanto é encontrada em todo corpo em movimento e pode ser dada pelo produto da massa pela velocidade ao quadrado sobre 2 .Um exemplo pode ser observado em um corpo de massa 2 kg em movimento ,com velocidade de 5 m/s , portanto utilizando a fórmula , o corpo possuirá uma energia cinética de 25J.
    Energia potencial é a energia armazenada em um sistema , podendo ser utilizada para realizar trabalho a qualquer momento .Pode ser definida, no caso da energia potencial gravitacional pelo produto da massa pela aceleração da gravidade pela altura.Um exemplo seria um corpo a uma altura de 2m , com massa de 2 kg e supondo que a aceleração da gravidade seja 10 m/s.s, sua energia potencial seria de 40J.

    ResponderExcluir
  65. Isabella Magalhães de Camargo nº 20 2ºA


    Eenergia potencial é a energia de um corpo em função da posição que ele ocupa. Utiliza-se a seguinte equação : Ep = P.h , sendo que o P = m.g. Quando o corpo estiver subindo em relação ao referencial, o movimento é contra trajetória (sinal negativo) e quando o sinal da equação é determinado pelo sentido da trajetória,o movimento é a favor da trajetória(sinal positivo) quando o corpo está descendo em relação ao referencial. Exemplo: é a energia que encontramos em combustíveis como petróleo, álcool , madeira entre outros. Já a Energia cinética é a energia de movimentação dos corpos que esta relacionada a velocidade dos corpos e com a massa. Utiliza – se a seguinte equação : Ec = m.V²/2. Um carro e uma bicicleta, que portam massas diferentes e logo, uma energia cinética diferente.

    ResponderExcluir
  66. Felipe de Carvalho Longo Batista Coelho
    nº11 2ºA

    Energia Cinética/Potencial

    Energia cinética é a energia aplicada na movimentação de um corpo, ou seja, a energia responsável pela obtenção de velocidade do mesmo. A energia cinética atua na força que está impulsionando um corpo e assim fazendo com que esse mesmo corpo saia de seu estado atual e passe a possuir nova velocidade de deslocamento. A fórmula utilizada para se obter a energia cinética que esta atuando numericamente em um corpo é: Ec = m.v²/2. No nosso cotidiano podemos identificar a energia cinética em vários acontecimentos, como quando pegamos um carrinho de supermercado parado e começamos a empurrar, uma força é aplicada no carrinho e assim da-se origem a uma energia cinética responsável pelo deslocamento do mesmo.
    Energia potencial é a energia relacionada a posição de um corpo em relação a um referencial e a quantidade de energia que esse corpo armazena em tal posição. A energia potencial pode dar origem a três tipos de energias potenciais: Gravitacional, elástica e elétrica. A fórmula utilizada para medir a força potencial de um corpo é Ep = m.g.H ou Ep = P.H. No nosso cotidiano podemos identificar a energia potencial quando um fruto cai do pé, o fruto esta preso ao galho e assim ele acumula uma quantidade de energia potencial que ao cair se transforma em energia cinética causando a aceleração do fruto.

    ResponderExcluir
  67. Renata Pimentel Sartori nº42 2A
    Efeito Energia.
    A energia potencial está relacionada com a questão do armazenamento do tipo de energia, que por sua vez poderá ser utilizada.Existem três tipos de energias potenciais:a gravitacional, a elástica e a química.A energia gravitacional, estudada mais afundo pelos alunos,trata-se da interação entre dois corpos, por exemplo um anel a 4 metros do chão, este objeto sofre uma aceleraçao gravitacional, afinal está em queda livre;neste problema a força resultante é a força peso, mas quando o anel é totalmente largado a força realiza um trabalho transformando-se em energia cinética.
    Do outro lado se tem a energia cinética que é asssociada aos movimentos de um corpo;e subdivide-se em dois tipos a energia de translação e a energia de rotação.Pode-se atribuir como exemplo a comparaçao de uma única folha de papel e um caderno grosso de 200 páginas;neste caso é fácil perceber que o caderno tem mais massa que a folha de papel, e segundo a teoria, quando maior a massa mais energia de movimento ela terá.
    Pode-se perceber que as duas energias, a potencial e a cinética são diferentes, uma armazena energia e a outra se liga com o movimento de um corpo.

    ResponderExcluir
  68. Giovanna Borges P. Ciboto n°15 2°B



    Energia cinética é a energia que está relacionada com a movimentação dos corpos. Para calcular a energia cinética, precisa-se da massa e da sua velocidade, sendo diretamente proporcionais, desse jeito, quanto maior for a sua massa e sua velocidade, maior será sua energia cinética e sua massa for menor e uma velocidade menor, sua energia cinética será menor. Esse tipo de energia pode ser classificado como uma energia mecânica. Um exemplo é livros de massas diferentes, um com 1kg e o outro com 2kg, mas com a mesma velocidade, é claro que o livro com massa 2kg, mesmo com a mesma velocidade, terá uma energia cinética maior.
    Energia potencial é a energia que está relacionada com o trabalhado que um corpo a uma certa altura realizar ao cair na terra. Para calcular a energia potencial precisa-se da massa, da gravidade e da altura, não dependendo da trajetória. Esse tipo de energia pode ser classificado como energia mecânica. Um exemplo é dois livros com diferentes distancias do solo, o que tiver maior distancia, terá uma energia potencial maior.

    ResponderExcluir
  69. Tamires Romano nº40 2ºB


    Energia Cinética é a energia que os corpos têm devido ao movimento e é dada pela fórmula Ec = m. V^2/ 2 ( massa vezes velocidade ao quadrado sobre dois.) A Energia Cinética depende de tais fatores como a massa e a velocidade do corpo em movimento,citados na fórmula anterior.A água que corre, o vento que sopra, um corpo que cai,têm energia, pois podem produzir trabalho quando encontram um obstáculo.Um exemplo disso,é o vento impulsiona barcos a vela.
    Energia Pontencial é a energia que um determinado corpo armazena quando está posicionado a uma altura do solo e dependente da posição que ele ocupa não realizando trabalho ainda,adotando se um referencial,e pode ser alterada conforme ele se distancia ou se aproxima do mesmo.É dada pela fórmula da energia potenciall gravitacional Ep = m.g.h(m = a massa do corpo, g = é a aceleração da gravidade, e h = é altura em q o corpo se encontra).
    Também temos a Energia Elástica: energia associada a uma mola ou a um elástico. Calculada por: Epe= (k . x²) : 2

    ResponderExcluir
  70. Weslian Roussef Sampaio nº41 2ºT

    Primeiramente Energia é o potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. E é calculada como:
    E = m . c²
    e ponto final!!

    QUERO MEU 10!!

    ResponderExcluir
  71. Danilo Luiz Goulart Nº10 2ºA

    OS VÁRIOS TIPOS DE ENERGIA
    ENERGIA POTENCIAL
    Energia potencial (que pode ser escrito como U ou como Ep) é a energia que está em um certo sistema, podendo ser aproveitada a qualquer hora para realizar um tipo de trabalho.A energia pode ser chamada de potencial quando está armazenada e pode,imediatamente ser manifestada. Uma forma dela manifestar-se, por exemplo é em forma de movimento. Alguns exemplos de energias potenciais, são a energia nuclear e a energia hidráulica.
    A energia potencial pode ser.
    Gravitacional, a mais comum no dia-a-dia, que é transformada em energia cinética. Está relacionada com a força da gravidade, e é exemplificada no cotidiano quando dardos são arremessados.
    Elástica, como de uma corda ou mola que tenham elasticidade.
    Elétrica,quando um determinado objeto ou partícula eletrizado adquire energia quando colocado na presença de um campo elétrico.
    ENERGIA CINÉTICA
    Em física, a variação de energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade (seja a partir do repouso - velocidade zero - seja a partir de uma velocidade inicial).Uma das coisas importantes a se lembrar desta expressão é que a energia cinética aumenta com o quadrado da velocidade. Isto significa que um carro que bater a 160 km/h causará 4 vezes mais estrago que um andando a 80 km/h, ou 16 vezes mais que um a 40 km/h, ou 64 vezes mais que um a 20 km/h.Também da definição da energia cinética como a soma "integral" do trabalho realizado em um determinado deslocamento do corpo podemos entender porque uma colisão de veículos causa tanto estrago.

    ResponderExcluir
  72. Jaqueline Siqueira Corrêa nº24 2ºB

    A energia cinética está relacionada à energia dos corpos quando estão em movimento, é diretamente proporcional à massa e velocidade do objeto. Quanto mais massa, maior a energia cinética do objeto. O mesmo para a velocidade.
    É uma energia muito explorada no dia-a-dia e é utilizada em usinas hidrelétricas, por exemplo.
    (Unidade de medida: joule. Tem como fórmula: E= ½ m V²)

    Já a energia potencial está relacionada ao armazenamento de energia de um corpo, quando posicionado a alguma altura do solo, ou de uma superfície equivalente.
    Quando um objeto é abandonado de uma altura h do solo, a energia potencial que se armazenou automaticamente se transforma em energia cinética, e o corpo entra em movimento.
    É calculada pela fórmula: Ep = m.g.h.

    ResponderExcluir
  73. Nome:Gabriel Moura Massoni N°12 2°A
    Energia cinética:
    Em física, a variação de energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade (seja a partir do repouso - velocidade zero - seja a partir de uma velocidade inicial).
    Energia potencial:
    Já vimos muitos noticiários falando da busca por novas fontes de energia como, por exemplo, a energia solar e a energia nuclear, de forma a substituir as fontes de energia existentes que estão quase esgotadas como as obtidas a partir do petróleo. No dia a dia, o termo energia é associado à movimentação. É através dos alimentos que obtemos a energia necessária para podermos executar todas as atividades, e nos automóveis a energia proveniente da queima dos combustíveis faz com que eles se movimentem. Por definição, energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho ou uma ação. A unidade de energia, assim como o trabalho, no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule (J).A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa.

    ResponderExcluir
  74. Energia Cinética, é uma das formas da energia mecânica ,é definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Um exemplo dessa energia no dia-a-dia é a bateria do carro que carrega com o movimento da roda.
    Já a Energia Potencial é a energia que esta armazenada em um sistema e ela pode ser usada a qualquer momento pra realizar um tipo de trabalho, como por exemplo o movimento da roda de um carro que é a energia potencial porem ela é transformada em energia cinética ao passar para a bateria, ficando armazenado em forma de energia elétrica.

    ResponderExcluir
  75. Lucas Ferreira Gonçalves n°26 2°C

    O conceito de energia refere-se ao potencial para executar um trabalho ou realizar uma ação. Duas das formas de energia são: a Energia Cinética que significa a energia que um corpo possui quando esta em movimento através da velocidade, e assim, quanto mais rapidamente um objeto se move e quanto mais massa tiver, maior o nível e a quantidade de energia cinética necessário para movê-lo. Já Energia Potencial é a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética.

    ResponderExcluir
  76. Goutier Araújo Rodrigues nº17 2ºA

    A Questão das Energias
    Entre as energias podemos confundir algumas, pois podem ter conceitos parecidos, mas prática diferente. A energia cinética e a energia potencial são uma delas, e são calculadas de acordo com as características de um objeto e seu movimento.
    A energia cinética é conceitualmente a quantidade total de trabalho usado para mudar a velocidade de um objeto, tanto estando ele em velocidade inicial nula ou outra velocidade inicial qualquer, e é calculada pela formula: Energia cinética é igual à metade massa multiplicada pela velocidade ao quadrado do corpo, e seu resultado é no sistema internacional o Newton. Ela pode ser simplificada como a energia que uma parede faz ao parar o carro em uma batida.
    A energia potencial é conceitualmente a energia armazenada um um corpo e que pode ser utilizada para realizar um trabalho. Esta é dividida em tres tipos, gravitacional, elástica e elétrica. Por exemplo, uma mola contraída possui uma energia armazenada em seu corpo, que pode a qualquer hora ser liberada e realizar o trabalho, de por exemplo, empurrar outro objeto. A energia gravitacional, por exmplo, pode ser calculada, pelo sistema internacional em Joules, em massa do corpo multiplicada pela altura, multiplicada pela gravidade.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Leandro Santana Albuquerque Maia n˚29 2˚B

    Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de estar em movimento. A energia cinética de um corpo aumentará quando sua velocidade e massa forem maiores. Podemos tomar como exemplo uma motocicleta e um caminhão. Somente pelas dimensões é possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que também desenvolve velocidades maiores que a de uma moto.
    Energia potencial é a forma de energia que esta “armazena” em um sistema e pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho.Podemos tomar como exemplo a energia hidráulica e nuclear, pois consistem em energias que estão armazenadas.

    ResponderExcluir
  79. Jordana Cavaglieri Vieira nº25 2°B


    A Energia Cinética é uma energia de movimento dos corpos, dependendo assim, diretamente da sua velocidade e da sua massa, e que se tem a variação da velocidade por uma força (trabalho) aplicada nela. O ventilador girando, por exemplo, é uma energia cinética.
    Já a energia potencial é a energia que um corpo armazena. Essa energia também é chamada de energia de posição porque ela depende da posição do objeto e da sua altura. Um exemplo é o arco esticado de um atirador, que com o movimento de disparar a flecha, essa energia se transformará em uma energia cinética.

    ResponderExcluir
  80. Camila Taneguti Pimentel Costa nº06 2°B


    A energia mecânica pode ser divida em duas, a energia potencial e a energia cinética. A energia cinética. A energia potencial é a energia armazenada para se realizar um movimento, um exemplo é a energia gravitacional. Já a energia cinética é a energia usada no movimento, é o trabalho; um exemplo disso é a gasolina, que realiza um trabalho para que o carro ande.

    ResponderExcluir
  81. Ana Carolina dos Reis Peterlini n.03 2A


    Energia Cinética: quantidade de trabalho que um corpo exerce, após ser movimentado por uma força(F) e tenha um certo deslocamento(d) e causando velocidade(V).
    Energia Potencial Gravitacional: quantidade de trabalho que um corpo exerce após ser lançado de uma certa altura, dependendo apenas da força peso(P) e do valor desta altura(h), ou seja, a trajetória não interfere no valor de Epc.

    Um exemplo onde podemos encontrar Energia Potencia Gravitacional e Energia Cinética, é numa montanha russa. Quando o carrinho é puxado para cima na "colina" é exercida a Ecp, ou seja, dependendo da altura(h) e do Peso(m.g) o trabalho do carrinho é diferente. Assim, acumulando energia potencial no corpo.
    Já na descida, a energia potencial se transforma em cinética, e o carrinho começa a acelerar, já que depende da velocidade do corpo e não mais da altura.
    Dessa forma, no carrinho de uma montanha russa, existe constante troca de Ecp e Ep durante todo o percurso.

    ResponderExcluir
  82. Felipe melendes número 10
    segundo B
    energia cinética é a energia de movimento dos corpos, ou seja, para realizar um movimento, dependendo de sua massa. Por exemplo, energia muito utilizada em usinas hidrelétricas.
    Energia potencial é a energia armazenada de um corpo dependendo de quaisquer posição. Por exemplo: energia encontrada em combustíveis, como gasolina, álcool, etc.

    obrigado tiago!

    ResponderExcluir
  83. Renata Arruda de Freitas nº41 2ºA

    Energia Cinética
    Energia cinetica é a energia na qual se deve aplicar sobre um corpo a fim de modificar sua velocidade, pode ser tambem chamada de energia de movimento. Essa energia depende totalmente da massa do corpo ou objeto, por isso que quanto maior a massa maior é a quantidade de energia cinética que esse corpo necessita para se mover. Um exemplo de energia cinética é o carro e o caminhão como o caminhão tem maior massa ele possui maior energia comparada ao carro.
    Energia Potencial
    Energia potencial é a energia acumulada de um objeto ou corpo que está a uma certa altura do solo. Diferente da energia cinética, esta energia é dependente da massa e da altura do corpo e tambem da gravidade. A mesma esta ligada a um corpo e sua posição. Como por exemplo dois objetos que nao tocam o solo e possuem diferentes alturas, o objeto que estara na altura maior terá uma energia potencial maior.

    ResponderExcluir
  84. Priscilla Faria Pereira5 de outubro de 2010 às 15:57

    Priscilla Faria Pereira n°35 2°C

    A energia é medida pela quantidade de trabalho que ela realiza.Energia cinética é aquela que realiza ação , como por exemplo água e vento quando estão em movimento possuem energia cinética.Eletricidade é também uma energia cinética, pois os elétrons se movem dentro das correntes condutoras.Energia potencial é energia armazenada , como por exemplo a energia da água do lago da montanha , ou do óleo dentro de um barril.Ela é assim chamada de potencial pois se ela fosse liberada ela realizaria trabalho.
    Uma montanha russa seria um exemplo para os dois tipos de enegia , pois quando ela corre pelos trilhos realiza energia cinética e quando para num pico bem antes de descer a sua energia é potencial.

    ResponderExcluir
  85. Nathan Plachini Nº36 2ºB5 de outubro de 2010 às 16:20

    Energia cinética é a energia do movimento, pois onde há movimento, há energia cinética. Provada pela equação mv²/2, um exemplo é: Um caminhão e uma moto a mesma velocidade, tem energia cinética diferente pois a massa M do caminhão é maior do que a massa da moto, portanto há mais energia cinética.
    Energia potencial é a energia armazenada em um objeto. A energia potencial depende do peso, altura e SEMPRE tem que haver um referencial. Sua equação é representada por Ep=mgh. Exemplo, um objeto de 1kg no topo de um prédio de 10m(1 metro por andar), com referencial solo, tem a energia potencial de 100J. porem se o referencial for o segundo andar, a energia potencial seria 80J, portanto dependendo do referencial a EP muda.

    ResponderExcluir
  86. Felipe Cruz de A. Silva, nº 10 - 2ºC


    ENERGIA CINÉTICA E ENERGIA POTENCIAL

    Energia cinética está relacionada ao movimento de um corpo. Objetos em movimentos possuem energia cinética. Quanto maior for o peso e a velocidade do objeto, mais energia ele terá. Por exemplo, um carro e um avião, que são claramente de massas diferentes, sendo que o avião tem massa e velocidade maiores que da bicicleta.
    Enquanto a energia Potencial está relacionada à posição de um corpo, possuir armazenada uma energia potencial gravitacional que pode ser medida a partir do trabalho da força peso. Exemplo: um guindaste levantando um carro ,a energia potencial depende da altura e da massa do carro.

    Fórmulas:
    Energia cinética:
    Ec = m.v²/2
    Energia potencial:
    Ep = m.g.h

    ResponderExcluir
  87. Giovana Amaral Lahoz n°15 2°C

    Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento.a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, poderemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética.
    ex:um carro e uma bicicleta. O carro por ter massa muito maior que a da bicicleta, alcancara uma velocidade maior tambem.

    A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa. Pode ser Gravitacional ou Elastica.
    ex: a energia nuclear, pois possui energia armazenada.

    ResponderExcluir
  88. NICOLI STEFANI EIRAS Nº33 2A

    Energia Cinética -> É definida pela expressão Ec= mv²/2 Onde a massa e a velocidade são fatores determinantes.Se trata da energia do movimento, é uma grandeza escalar e instântanea e sempre positiva.O trabalho da força resultante sobre um certo corpo é igual a variação da energia cinética desse corpo. Esse é o teorema da energia cinética.
    Exemplo:As águas de uma cachoeira possuem energia, pois são capazes de realizar trabalho ao mover as turbinas de uma usina hidrelétrica.

    Energia Potencial -> Como o próprio nome sugere é a energia que mede a capacidade que um corpo tem de entrar em movimento, ou seja, nada mais é do que a máxima energia cinética que um corpo pode alcançar. Focando na potencial gravitacional ( de fórmula Epg= P.h )pode-se afirmar que esta se refere a energia contida em um corpo devido a ação da gravidade.
    Exemplo: Queda de objetos, ao pular, ao balançar um colar e tantos outos exemplares envolvendo a gravidade.

    ResponderExcluir
  89. Caio V. Guedes n. 08 2.C

    ENERGIA CINÉTICA E ENERGIA POTENCIAL
    Energia cinética está relacionada ao movimento de um corpo. Objetos em movimentos possuem energia cinética. Quanto maior for o peso e a velocidade do objeto, mais energia ele terá. Por exemplo, um carro e um avião, que são claramente de massas diferentes, sendo que o avião tem massa e velocidade maiores que da bicicleta.

    Energia Potencial está relacionada à posição de um corpo, possuir armazenada uma energia potencial gravitacional que pode ser medida a partir do trabalho da força peso. Exemplo: um guindaste levantando um carro ,a energia potencial depende da altura e da massa do carro.

    Fórmulas:
    Energia cinética:
    Ec = m.v²/2
    Energia potencial:
    Ep = m.g.h

    ResponderExcluir
  90. Ingrid Schulz , nº22 2ºB

    A grande diferença.

    Energia Cinética

    Energia cinética é energia em que o corpo é posto em movimento através da força FR. Para o corpo atingir uma velocidade escalar (V), é necessário haver um deslocamento.
    Para saber a quantidade de energia cinética (Ec) que foi cedida ao corpo, usa-se a fórmula :
    Ec = m.v² / 2
    Quanto mais pesado o objeto e mais rápido ele se mover, mais energia cinética terá.
    O trabalho de FR= ∆Ec (o trabalho da resultante das forças atuantes em um corpo é igual à variação de sua energia cinética).

    Energia Potencial

    O trabalho que está sendo realizado pelo operador quando a energia está sendo doada, quer dizer que durante o levantamento do corpo, não houve variação na energia cinética. Essa energia, ligada com a altura do corpo no campo gravitacional uniforme.
    A energia potencial é relativa a um nível de referência (nível a qual se adota H= 0, ou seja, Epg= 0 ).
    Energia potencial é a que está esperando para ser convertida em potência, por exemplo a gasolina.
    Quando se aumenta a altura, o cálculo a se fazer é a força é igual ao seu peso, que é sua massa (m) * a aceleração da gravidade (g), e a distância é igual à sua variação de altura (h). Assim, a fórmula pode ser escrita:
    E=p.m.g

    ResponderExcluir
  91. Nome: Ana Gabriela Monteiro Santos nº2 2º B

    Diferença entre energia cinética e energia potencial gravitacional

    A energia cinética é a energia que está relacionada ao movimento dos corpos, ou seja, ela é a energia que um corpo possui durante sua movimentação. Ela varia de acordo com a massa e com o quadrado da velocidade do corpo, e por ser uma energia de movimento, ela só existirá se houver velocidade. Alguns exemplos desse tipo de energia são: um ventilador girando, um carrinho de montanha russa durante seu percurso, uma pessoa correndo, entre outros.
    Já a energia potencial gravitacional, é a energia que um corpo armazena quando está parado a uma certa altura de um determinado referencial, como o chão por exemplo. Esse tipo de energia, varia conforme muda – se a altura do corpo ou a massa desse corpo. Alguns exemplos do uso da energia potencial gravitacional são: a energia hidráulica (gerada pelas hidrelétricas), um corpo parado em cima de um prédio (tomando o chão como referencial), ou se jogarmos dois corpos, um bem próximo ao chão (pouca altura) e outro afastado do chão (muita altura) ouviremos o corpo que tem maior altura fazer mais barulho ao cair do que o outro corpo, entre outros.

    ResponderExcluir
  92. Felipe Gomes Cernev 2o B Numero 09


    Energia cinetica

    É a variação de força que resulta nesta mesma energia. Ela varia conforme o peso e a velocidade do objeto, proporcionalmente.

    Energia pontencial

    É a variação do trabalho que resulata nesta mesma energia. Ela varia conforme o a altura a distancia e a massa.


    Acho que é isso ae!

    ResponderExcluir
  93. Vinicius Damasceno Nº 43 2ºC5 de outubro de 2010 às 18:21

    Energia Cinética é a energia relacionada ao movimento, portanto só existirá nessa situação. No repouso ela será nula. É diretamente proporcional à massa e à velocidade. Com isso, podemos deduzir que um avião em movimento possui mais energia cinética que um carro na mesma situação.

    Já a Energia Potencial é a capacidade que um corpo tem para entrar em movimento, para existir o corpo deve estar a uma dada altura com relação à superfície, e é diretamente proporcional ao peso e a altura. Por exemplo, um carro erguido por um guindaste tem muito mais Energia Potencial do que um livro erguido por uma pessoa.

    Fórmulas:
    Energia cinética:
    Ec = m.v²/2

    Energia potencial:
    Ep = m.g.h

    ResponderExcluir
  94. Pedro Garçon Suliani n°35 - 2°A

    Energia cinética é a energia relacionada ao movimento dos corpos, isto é, a energia presente graças ao movimento, a energia cinética é diretamente proporcional a massa de seu corpo, assim sendo, quanto maior a massa do corpo, maior sua energia cinética. Exemplo: Um onibus em uma rodovia.
    Energia potencial é a energia acumulada em um corpo que está a uma certa altura do solo, é diretamente proporcional a massa do objeto, altura em que se encontra e a gravidade do local.
    A Energia cinética é calculada pela fórmula: Ec = m.v²/2
    Energia potencial é calculada pela fórmula:
    Ep = m.g.h

    ResponderExcluir
  95. Pedro Garçon Suliani n°35 - 2°A (corrigido)

    Energia cinética é a energia relacionada ao movimento dos corpos, isto é, a energia presente graças ao movimento, a energia cinética é diretamente proporcional a massa de seu corpo, assim sendo, quanto maior a massa do corpo, maior sua energia cinética. Exemplo: Um onibus em uma rodovia.
    Energia potencial é a energia acumulada em um corpo que está a uma certa altura do solo, é diretamente proporcional a massa do objeto, altura em que se encontra e a gravidade do local, exemplo: um carrinho de montanha russa no pico antes da descida.
    A Energia cinética é calculada pela fórmula: Ec = m.v²/2
    Energia potencial é calculada pela fórmula:
    Ep = m.g.h

    ResponderExcluir
  96. Arthur Mourão Nº 06 2ºC


    ENERGIA CINÉTICA (energia associada ao movimento):

    Quando um corpo se move, possui energia cinética dada pela expressão: Ec= (1/2)m.v^2

    Esta energia pode ser:

    --> Ec de translação: (ex: atleta q corre numa pista; movimento de um carro numa estrada rectilinea)

    --> Ex de rotação: (ex: bailarina a girar)

    --> Ec de vibração: (ex: um corpo a vibrar)


    ENERGIA POTENCIAL - está relacionada com as interacções que os corpos constituintes de um sistema experimentam entre si. Esta, assume "formas" diferentes consoante a natureza das interacções ou forças existenytes entre os constituintes do sistema:

    --> Ep Gravitica: interacção gravitica entre um corpo e a Terra (Ep=m.g.h)

    --> Ep Elastica (ao esticar um elastico fica armazenada no sistema sob forma de Ep; ou quando comprmimos uma mola)

    --> Ep Electrica (um sistema formado por 2 corpos electrizados, possui Ep Electrica devido as interacções entre eles (forças repulsivas e atractivas).

    --> Ep. Quimica: resulta da interacção entre atomos e moleculas

    --> Ep Nuclear: resulta da interacção entre protoes e neutroes

    --> Ep Magnetica: resulta da interacção entre 2 imanes

    ResponderExcluir
  97. Giulia Muñoz Gushikem 44 2°A(atrasada!!!)
    A energia cinética é uma medida para se calcular a quantidade da qual este corpo sofre para se mover.Essa quantidade é medida em joules, seguindo a fórmula para calcular o trabalho total: Ec=m.v²/2.Um exemplo de energia cinética é a de um carro em repouso posto em movimento, que após um certo deslocamento adquire velocidade escalar.Outro exemplo é a hidrelétrica: a água, ao realizar quedas para chegar ao gerador elétrico, cai com uma determinada velocidade a uma certa distância, realizando um trabalho, sendo ele a energia liberada.
    A energia potencial, é o contrário.É a energia acumulada por um corpo em repouso.Ela é também medida em joules e pode ser dividida em energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia potencial elétrica.A energia potencial gravitacional é a quantidade energética acumulada por um certo objeto dependendo de sua distância até a superfície e o seu peso.Quanto maior for a sua altura(dado em h), maior a energia acumulada.Como por exemplo, uma lâmpada suspensa em um poste.Essa energia é calculada pela fórmula: Ep=mgh.
    A energia potencial elástica é a energia acumulada por uma mola tracionada por um corpo.Sua fórmula é a seguinte Epe=kv²/2, em que k é a constante elástica e v é a deformação da mola.
    A energia potencial elétrica é o trabalho realizado no campo elétrico de uma carga qualquer.

    ResponderExcluir
  98. Isabella Toledo
    2°B número 23

    Energia Cinética é o trabalho que deve ser realizado em um objeto para modificar sua velocidade, ou seja, está associada ao movimento. Podemos observar esse tipo de energia em qualquer movimento realizado no nosso dia-a-dia, como por exemplo quando o carro sai da velocidade 0 e passa a acelerar.
    Energia Potencial é aquela que está armazenada em um corpo quando ele atinge uma certa distância de um certo ponto, como o chão. Podemos notar essa energia no nosso cotidiano quando levantamos algo do chão, quando carregamos sacolas, etc. Há vários tipos de energia potencial, sendo alguns: gravitacional, elástica, química, etc.

    ResponderExcluir
  99. Aline Tonon nº 01 2ºanoA

    A Diferença
    A energia cinética está diretamente relacionada a movimentação dos corpos. Podemos concluir que a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, podemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética, isso devido a sua fórmula que é: Ec=1/2.m.V². Temos como exemplo um caminhão e uma moto, no qual o caminhão tem muito mais massa que a moto e que ele atinge velocidades muito maiores. Já a Energia Potencial está relacionada com a posição que ocupa o objeto. Podemos dizer que a energia potencial pode vir a ser cinética, como temos no exemplo: uma pessoa segura uma bola de massa m a uma altura h, se essa pedra for abandonada, o peso realiza um trabalho que pode ser calculado através da equação T = mgh e o corpo adquire energia cinética, a qual é calculada através da seguinte equação: Ec = mv2/2, ou seja, ocorre transformação da energia. Antes de ser solta a pedra tinha uma energia armazenada, ou seja, uma energia potencial gravitacional. Essa energia pode ser calculada através da seguinte fórmula Ep=m.g.h.

    ResponderExcluir
  100. Guilherme M. Staliano Nº 17 2º B

    Energia cinética é a energia que o corpo possui quando está em movimento e depende de duas variáveis que são a massa e a velocidade. A fórmula da energia cinética é: Ec = m.v²/2. Exemplo: A massa de um ônibus é muito maior do que a massa de uma bicicleta e por isso o ônibus atingira uma velocidade maior do que a da bicicleta.
    Energia potencial é a energia que está armazenada pelo objeto e depende da posição do objeto. A fórmula de energia potencial é: Epg = m.g.h. Exemplo: Quando uma caneta cai de uma determinada altura.

    ResponderExcluir
  101. Pedro Monteiro nº 34 2ºC
    A diferença entre esses tipos de energia está no fato de que a energia cinética é baseada no movimento, ou seja, tal energia se baseia na mudança do da velocidade de um objeto, enquanto energia potencial é a energia que tem sua "força" concentrada no interior de um objeto, sendo influenciado pela posição que o corpo ocupa.

    ResponderExcluir
  102. ESTEVÃO SOUZA Nº8 2º B




    ENERGIA CINÉTICA ESTA RELACIONADA A MOVIMENTAÇÃO DOS CORPOS.PODENDO SER CALCULADA COMO Ec = m.v²/2,SENDO A MASSA E A VELOCIDADE DIRETAMENTE PROPORCIONAL A ENERGIA CINÉTICA,ISTO É,QUANTO MAIOR A MASSA E A VELOCIDADE DO CORPO MAIOR SERÁ SUA ENERGIA CINÉTICA.PODEMOS CITAR COMO EXEMPLO UM CARRO SEM COMBUSTIVEL QUE NECESSITA SER EMPURRADO ATÉ UM POSTO DE GASOLINA,A FORÇA QUE AS PESSOAS IRÃO FAZER NO CARRO PARA COLOCÁLO EM MOVIMENTO DARÁ ORIGEM A UMA ENERGIA CINÉTICA.

    ENERGIA POTENCIAL ESTÁ RELACIONADA A POSIÇÃO ONDE O CORPO SE ENCONTRA E A QUANTIDADE DE ENERGIA QUE ELE ARMAZENA.PODE-SE CALCULA-LA COM A FORMULA Ep = p.h.DA FORMULA SE DEDUZ QUE O OBJETO DEPENDE APENAS DA ALTURA E DO PESO E IGNORA QUALQUER TRAJETÓRIA QUE O CORPO FIZER.A ENERGIA POTENCIAL PODE DAR ORIGEM A OUTRAS TRES ENERGIAS,A ELASTICA,A ELETRICA E A GRAVITACIONAL.COMO EXEMPLO PODEMOS CITAR UM RIO QUE TERMINA EM CACHOEIRA,ONDE SUA ENERGIA ESTA SENDO ACUMULADA,TEMPOS DEPOIS UMA HIDROELETRICA É CONSTRUIDA,APROVEITANDO SEU POTENCIAL ACUMULADO.DEVIDO ÁS GRANDES QUEDAS D´AGUA (ALTURA H) A ENERGIA POTENCIAL DA AGUA É MUITO GRANDE,ASSIM GIRA AS TURBINAS DA HIDROELETRICA COM GRANDE FORÇA,ATIVANDO O GERADOR DE ENERGIA ALÉTRICA.NESSE CASO A ENERGIA POTENCIAL´FOI TRANSFORMADA EM ENERGIA ELÉTRICA

    ResponderExcluir
  103. Luiz Eduardo Bellasco Batista
    Estudante do Colégio COC VILA YARA
    Sócio do Grupo Integração
    Assistente de Professor de Educação Fisica do Colégio COC Vila Yara
    Juiz do Volei Bradesco Esporte situado no COC Vila Yara

    Acessem meu Blog para se manter atualizado
    grupointegracao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  104. Pessoal,

    Parabéns pelos ótimos textos produzidos. Gostei da maioria deles.

    Esta atividade vale até 0,5 no 4º Bimestre.

    As notas estão disponíveis no link abaixo:

    https://docs.google.com/fileview?id=0B8i5APb5XoLdZWQwYjk3ZWYtODI0ZS00NjhjLTllNGMtZGJkOWQxYzRiMzFk&hl=pt_BR&authkey=CJiNg40F


    Conforme combinado o melhor texto será premiado com um experimento demonstrativo.

    Foi difícil escolher apenas um texto. Portanto, teremos dois ganhadores desta vez: ANA GABRIELA (2ºB) E GABRIELA MACEDO LEITE (2ºA)


    Abraços,

    Thiago Postal

    ResponderExcluir